NOTÍCIAS

da adGENTES

 

Ciclone Idai - Um Novo Telhado para a Beira

Ciclone IdaiOs Leigos Missionários da Consolata organizam uma Campanha de Crowdfunding para apoiar na reconstrução de escolas e casas na cidade da Beira e província de Sofala afectados pelo Ciclone Idai

No dia 14 de Março, o centro de Moçambique foi severamente afetado pelo Ciclone IDAI que destruiu as mais básicas infraestruturas como Hospitais, Centros de Saúde, Escolas, Edifícios públicos e a mais simples habitação de um povo pobre.

Estima-se que morreram mais de mil pessoas e cerca de 1,5 milhões de pessoas foram afetadas pelo ciclone. Após este tempo de resposta à emergência, a reconstrução é lenta e necessita de apoio.

Neste momento, as aulas decorrem ou debaixo de uma árvore ou nas salas sem telhados. O povo Moçambicano é resiliente. Ficou sem nada tal foi o nível de destruição do Ciclone IDAI mas levam os braços para frente para tentar reerguer a sua vida.

 ciclone idai Cheias Mocambique Teto novo Escola Sagrada Familia

Dos apoios que mais nos solicitam é para a reconstrução as infraestruturas que foram devastadas. Assim sendo, os Leigos Missionários da Consolata, através da sua Associação AdGENTES lançam a campanha de CrowdFunding com o nome “Ciclone IDAI – Um novo Telhado” que pretende ajudar na aquisição de materiais de construção tal como chapas de zinco para os telhados para apoiar na reconstrução dos edifícios. Os fundos obtidos serão encaminhados para a Diocese da Beira que será responsável pela aquisição dos materiais e aplicação na reconstrução.

Visitem a campanha em https://novobancocrowdfunding.pt/adgentes

 

 

 


 

 

 

Voluntariado Missionário - Rafiki Wa TZ

rafiki wa tzNo mês de Agosto, os jovens que durante este ano estiveram a preparar-se, foram até à Tanzânia e aí dedicaram-se a trabalho voluntário

Envolveram-se na comunidade de Ubungo onde estão presentes os Missionários da Consolata. Dedicaram-se à recuperação de salas da comunidade, ao  trabalho de pastroal e às crianças.

As suas histórias, foram partilhadas no facebook do grupo. Visitem em fb.com/rafiki.wa.tz/

 

 

 


 

 

 

Ao Sul da Missão - Viagem Moçambique

Ao Sul da Missão - ViagemOs Leigos Missionários da Consolata, em conjunto com os Missionários da Consolata de Moçambique, irão, de 6 a 16 de abril de 2018, realizar uma viagem solidária às missões

Uma proposta de férias solidárias onde o turismo se cruza com a missão. Iremos visitar as missões ao sul de moçambique, conhecer a cultura moçambicana, a história, gastronomia e as praias que fazem destes país a “Pérola do Índico”. Iremos visitar a cidade das Acácias, Maputo, seguiremos para a missão do Guiúa onde tomaremos contato com a história dos Mártires e visitaremos o santuário de Maria, Rainha dos Mártires. Visitaremos as escolinhas, o centro de formação catequética, a costura e o centro de Saúde. Faremos uma visita a Inhambane, onde Vasco da Gama chamou aeste povo hospitaleiro de “Terra de Boa Gente”. Da Igreja de Nossa Sra da Conceição à catedral, sempre banhada pela baía, terminaremos esta visita à cidade de estilo arquitetónico colonial, com uma ida às praias águas quentes do Índico. Continuando o nosso caminho para Vilankulo onde a vista será predominada pelos coqueiros e embondeiros, chegaremos a esta pequena vila banhadas pelas águas claras. Visitaremos a biblioteca e escolinhas e a pequena capela. No dia seguinte visitaremos a missão de Nova Mambone, onde iremos conhecer a Salina de Batanhe e veremos o processo de fabrico do “Sal do Índico” e da flor de sal “Flor do Índico”. Estaremos com alguns alunos apadrinhados pelo projeto dos leigos “Estuda Lá” e regressaremos a Vilankulo onde no dia seguinte iremos deliciar-nos novamente com as águas cristalinas. De Vilankulos voltaremos a Maputo para ficarmos alojados no Centro de Espiritualidade e Missão e faremos uma visita à capital Moçambicana. Destaque para a maravilhosa estação de caminhos de Ferro (considerada uma das 10 mais belas do mundo), a Igreja do Polana com a sua arquitetura em forma de Estrela, a Casa de Ferro projetada por Gustave Eiffel entre tantos outros pontos a visitar. Regressaremos a Portugal no dia 16, com a certeza de uma visita a este cantinho de áfrica com um sabor único de férias solidárias e de visita às missões e aos trabalhos que os Missionários da Consolata realizam em prol deste povo.

Para saber mais sobre a viagem “Ao Sul da Missão” visite o site da viagem em www.adgentes.org.pt/viagem/

 

Divulgue e Inscreva-se!


 

 

 

Encontro Anual das Catequeses da Vigararia de Sintra

encontro catequeseOs Leigos Missionários da Consolata organizaram o Encontro Anual das Catequeses da Vigararia de Sintra (1º ao 6ºano), que decorreu na casa das Doroteias, Linhó, no passado dia 3 Junho

O tema do dia foi “SOU MISSÃO” e acolheu mais de 500 crianças dos 6 aos 12 anos e seus catequistas. Neste evento, procurou –se dinamizar atividades e workshops criativos com temáticas da Missão, onde abundou a criatividade, a música, os jogos ao ar livre, testemunhos vivos, as pinturas e uma projeção 3D de várias histórias bíblicas!

No inicio do dia, cada grupo de 50 a 60 crianças e respetivos catequistas recebia uma pulseira em papel (com 8 cores diferentes) que os distinguia dos restantes grupos, e cada grupo percorria os 6 workshops até ao final do dia, perto das 16h.

Haviam 6 workshops, dos quais 2 eram mega-atividades de 50 minutos sobre cânticos africanos (Sou Missão com Ritmo) e jogos ao ar livre com desafios e competição (Sou Missão sem Fronteiras).

 

View the embedded image gallery online at:
https://www.adgentes.org.pt/ad_v2/noticias.html#sigFreeIdae93e3326e

Paralelamente decorriam 4 workshops com a duração de 20 minutos, divididos em projeção e vídeo 3D (Sou Missão em 3D) sobre as parábolas do Novo Testamento; pintura de cartazes com esponjas e ceras (sou Missão em Deus) sobre como cada criança é única para Deus; projeção dos testemunhos de apoio em escolinhas de África (Sou Missão na Partilha) para angariação de fundos para crianças; um jogo da glória humano sobre perguntas cristãs e da Igreja (sou Missão em Ação) com prémios para as escolinhas da Missão.

Na conclusão deste megaevento, apresentaram-se todos na Eucaristia do final de tarde, dispostos a pôr em prática a solidariedade cristã com os povos mais pobres e o compromisso de cada criança “ser missão”.

Ricardo Santos - LMC


 

 

 

Concerto "Alegria da Missão"

site tatanzambeA Igreja de Sº José, do Algueirão encheu-se para ouvir as vozes a cantar a Missão

Foi em conjunto com o grupo Tatanzambe de Itália que os Leigos Missionários da Consolata se apresentaram, no dia 30 de dezembro para apresentar o cd Nzi Bongile.


Tendo como base a Missão e a encíclica do Papa Francisco “Alegria do Evangelho”, este concerto reuniu sons de diversos países onde os Missionários da Consolata trabalham.  Com um reportório que mostra a alegria de ser cristão e viver a missão, este concerto levou-nos a viajar pelo diversos cantos do mundo onde o evangelho é vivido

.

Este concerto serviu também para apresentar o cd Nzi Bongile com o qual os Leigos Missionários da Consolata pretendem apoiar os jovens estudantes do projeto "Estuda Lá".

 

Pode adquirir aqui o cd Nzi Bongile

 

Mais informações sobre o projeto "Estuda Lá" visite o site em www.estudala.adgentes.org.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Background Image

Header Color

:

Content Color

: